Na próxima semana o Pensando Inclusão completa um ano.
Apesar de termos começado o trabalho bem antes, foi em março do ano passado que nosso desejo de pensar, provocar e compartilhar conteúdos relacionados a educação e inclusão ganhou corpo.
Corpo virtual. O único possível diante do cenário que se apresentou em 2020.
Nós tivemos o privilégio de poder ficar em casa e, no isolamento, continuamos estudando e cocriando este projeto.
O Pensando Inclusão foi moldado pela pandemia. As relações que estabelecemos por meio dele neste primeiro ano são completamente marcadas pelo distanciamento. Tanto, que nós duas (Rianne e Vanessa) não nos vemos pessoalmente desde então.
Apesar do triste cenário, que ainda permanece, pedimos licença para compartilhar a alegria de estarmos completando um ano de trabalho conjunto, reflexivo, dialogado.
Aproveitamos para lembrar de algo que costumamos dizer sempre por aqui:
Quanto mais inclusiva a nossa sociedade, mais inclusiva nossa escola. Deste modo, a pauta da inclusão precisa transpor muros. Além disso, reafirmamos que a inclusão envolve mais do que atenção às diferentes formas de aprender, envolve atenção e respeito aos diferentes modos de ser.
Finalmente, queremos agradecer a cada pessoa que fez parte da nossa pequena história. Continuaremos por aqui, conciliando vida pessoal, profissional e acadêmica o quanto conseguirmos!
Rianne e Vanessa