Atualizado: 25 de mai. de 2020
“A parceria entre mediador e escola favorece o estabelecimento de metas realistas no que se refere ao desenvolvimento, como também possibilita avaliar a criança de acordo com suas próprias conquistas.”
Esta frase foi retirada do artigo “Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões”, escrito por sete mulheres especialistas no assunto e publicado em 2010. Ele está disponível na biblioteca eletrônica https://scielo.org/ e pode ser encontrado a partir de uma busca rápida no Google.
Indicamos esse texto para aqueles que estão começando a estudar sobre o assunto e para os mediadores de primeira viagem. Ele pode ser um bom guia para quem está começando a trabalhar com isso.
As autoras descrevem, de maneira geral, o trabalho dos mediadores escolares; apresentam alguns casos que podem demandar mediação; listam algumas estratégias que podem ser úteis ao mediador no dia a dia; e aconselham sobre os limites e cuidados no trabalho de mediação, esclarecendo sobre a relação mediador-aluno, mediador-professor-escola, escola-família e escola-outras famílias.
Vanessa Alves e Rianne Zabaleta