Atualizado: 25 de mai. de 2020
Os desafios da sala de aula são os desafios da sociedade. A segregação, a intolerância e a indiferença cruzam os muros da escola e nos convidam – se queremos mudanças – a lidar com elas. Nós todos. Só há muito pouco tempo nossa sociedade começou a engatinhar no sentido de ser para todos. Por isso, achamos pertinente indicar um livro que dá visibilidade àqueles que mais sofrem com uma sociedade excludente. E, mais ainda, retrata o sofrimento de famílias que nunca pensaram ter de lidar com determinadas condições de diferença e que despertam para o fato de que o mundo onde vivem é mais difícil para eles.
O livro Longe da Árvore reúne 10 histórias sobre filhos – e sua relação com os pais – que, por alguma razão, destoam.
Filhos surdos, filhos anões, filhos com síndrome de down, filhos com autismo, filhos com esquizofrenia, filhos com deficiências múltiplas, filhos prodígios, filhos do estupro, filhos criminosos e filhos transgêneros.
Não temos dúvida sobre o impacto positivo desta obra na sensibilização acerca do tema. A partir deste livro, Rachel Dretzin produziu um documentário extremamente comovente que reúne depoimentos de alguns pais. Pode ser uma boa opção para sensibilizar ou mesmo levantar o debate sobre o tema.
Booktrailer: https://www.youtube.com/watch?v=RXOwtP1Xay0&feature=emb_logo
Trailer do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=mkgnkgimfrY
Onde encontrar:
O livro pode ser encontrado em diversas livrarias, mas se o número de páginas assustar, uma alternativa pode ser assistir ao documentário. Não é tão fácil encontrá-lo gratuitamente na internet, mas uma opção é cadastrar-se no site videocamp. Por meio dele é possível assistir filmes com potencial de impacto gratuitamente. Vale acessar o site para conhecer melhor a proposta.
Rianne Zabaleta