O Espaço Comum é um grupo de Educação Socioemocional para crianças brasileiras com idade entre 6 e 10 anos. Nele, nós exploramos diferentes formas de lidar, sentir e pensar no conforto de uma língua comum!

Com intencionalidade e condução especializada, brincadeiras, conversas e experimentações se tornam oportunidades preciosas para o amadurecimento das crianças.

O grupo acontece toda quarta-feira, após o horário escolar, na AICS – Amsterdam International Community School.

Para quê?

Para melhor identificar, compreender e expressar as emoções;

Para pensar criticamente sobre situações sociais e cotidianas;

Para manter contato e ampliar o repertório na Língua Portuguesa.

Por quê?

Pessoas mais conscientes acerca de suas emoções e com boa capacidade

de ler situações sociais podem, mais facilmente, discernir aquilo que diz respeito a elas mesmas e o que diz respeito ao outro. Esta capacidade, quando bem desenvolvida, ajuda no fortalecimento da confiança que temos em nós mesmos, legitimando quem somos. Ao mesmo tempo, desenvolver tal capacidade implica reconhecer que vivemos em relação e que somos diferentes uns dos outros. Por isso, uma postura respeitosa e – por que não? – compreensiva em relação ao outro é imprescindível para a lida com qualquer situação.

         Estar no mundo é, sobretudo, estar com. E esta é também a proposta do grupo. Vivenciar os prazeres e desafios de estar em relação e aprender com eles. Com intencionalidade e condução especializada, brincadeiras, conversas e experimentações tornam-se oportunidades preciosas para o amadurecimento das crianças.

Como acontece?

Os encontros iniciam sempre com um momento de silêncio e concentração

que visa tornar-se, gradualmente, uma prática de meditação guiada. Em seguida, conversamos sobre a proposta do dia e iniciamos. Uma brincadeira, uma produção artística, a leitura de uma história, um jogo… As propostas vão sendo pensadas a partir do contato com as crianças, a partir daquilo que vai se configurando como necessário ou do interesse do grupo em questão. Conduzo as atividades e observo o modo como se relacionam, intervindo quando necessário ou partilhando com a família posteriormente.

Ao final de cada encontro, conversamos acerca do que foi feito. Quais as impressões, quais as sensações, quais os desafios… vou puxando fios para abrir diálogo. Coloco um fio a mais na conversa e vejo se alguém pega. Se pegam, puxo, amarro com outra perspectiva e devolvo. Dali, as crianças pegam e dão nó noutro ponto, assim vamos. Mas, é claro, nem sempre sou eu quem introduz novo fio à trama, muitas vezes as próprias crianças o fazem. Destes, me aproveito ao máximo, esticando o papo até o limite do tempo. Às vezes, nem queremos parar!

Para quem?

Crianças brasileiras, com idade entre 7 e 10 anos, que vivem na Holanda e…

Quando?

As inscrições para a terceira temporada já estão abertas!
Serão 16 encontros, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio de 2025.

Toda quarta-feira de 14h às 15:30 ou de 15:30 às 17h.

Onde?

AICS – Amsterdam International Community School.

South Campus:
Arent Janszoon Ernststraat 1179
1081 HL Amsterdam (South)

 

Por que “Espaço Comum?”

Comum pode ser algo corriqueiro, habitual, mas também algo que eu e você temos de parecido. Comum também está no seio da palavra comunidade, que traz a semelhança como fator de pertencimento. O sentimento de pertença se constrói a partir das coisas que um grupo tem em comum, como por exemplo: a língua portuguesa ou a cultura brasileira.

Entretanto, não somos todos iguais. Embora haja semelhanças, existem também muitas diferenças. Um educador francês chamado Fernand Deligny, convencido de que não são apenas as semelhanças que nos aproximam, impregnou a palavra comum de um sentido diferente. Para ele, comum não supõe semelhança, mas sim diversidade. Para ele, o sentimento de comunidade surge no interstício da diferença.

Por estes tantos motivos, comum foi a palavra escolhida para nomear este espaço de encontro. Este grupo pretende explorar diferentes formas de lidar, sentir e pensar no conforto de uma língua comum a todos.

Olá,
sou Rianne Zabaleta.

Sou Psicóloga, Psicopedagoga e Mestre em Educação.

Sou também carioca, e já morei em algumas regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste), por isso tenho uma bagagem cultural diversa. Sou apaixonada pelo mundo das letras e interessada pelas artes. Possuo experiência no ambiente clínico, como psicoterapeuta, e escolar, tendo trabalhado com orientação de famílias, educação socioemocional e educação inclusiva nos últimos sete anos. Acesse a aba “Quem sou” para saber um pouquinho mais ou entre diretamente em contato comigo pelo WhatsApp.

Resumo desta jornada:

1) Formulário de inscrição.
Por meio dele você sinaliza o interesse de inscrever seu filho.
2) Reunião individual com os responsáveis.
Entrarei em contato com cada família interessada para marcar uma reunião online cujo objetivo é ouvir um pouco acerca da história da família e da criança e tirar dúvidas sobre o projeto.

3) Pagamento da temporada – 4x de 120€ ou 450 à vista.

Após esta reunião, a família deve realizar o pagamento para confirmar a inscrição. Os encontros ocorrerão ao longo de 4 meses, portanto o pagamento pode ser feitos em 4x, mês a mês, ou à vista com desconto.

4) Realização de 16 encontros com o grupo.

Os encontros terão duração de 1h e 30min e acontecerão semanalmente sempre no mesmo dia e horário. Qualquer alteração no planejamento será tratada diretamente com as famílias.

5) Reunião individual com os responsáveis.

Ao final, haverá uma devolutiva individual com cada família. É também um momento de feedback importante para planejar a temporada seguinte!

CRP: 05/54702

KVK: 92962505

+31 06 27408588

Visite meu consultório!

Endereço:
Stories Space
Emmaplein, 7a – 1075 AW – Amsterdam

© Copyright 2024 – Rianne Zambaleta – Todos os direitos reservados
Desenvolvido com 💚 por: Tutz Agência.