Atualizado: 6 de mai. de 2023
O que é Educação para você?
Com fins didáticos, podemos dizer que a Educação se dá de duas maneiras: informal, que acontece fora de instituições, ou seja, nas ruas e em casa por exemplo, cujos professores são amigos, familiares e até mesmo desconhecidos; e formal, que acontece dentro de instituições de ensino seguindo um regimento, um projeto pedagógico e uma cultura escolar.
Esta última apoia o processo de desenvolvimento do indivíduo, que se dá espontaneamente nas relações que estabelece no mundo. (Ao contrário do que alguns podem pensar, a educação formal não é naturalmente indispensável, ela se tornou indispensável em determinadas culturas e sociedades.)
Para nós, estar educado é estar apto a viver e conviver na sociedade a qual se está inserido, podendo desfrutar daquilo o que ela oferece. No entanto, a sociedade se constituiu de tal maneira que alguns espaços, bens e serviços essenciais não estão igualmente disponíveis e/ou acessíveis para algumas pessoas. As escolas, por sua vez, enquanto parte dessa sociedade, acabaram reproduzindo este modelo. No entanto, a partir da compreensão de que não somos somente produto da realidade a qual fazemos parte, mas também produtores, a luta por uma sociedade e, consequentemente, uma Educação menos excludente surgiu.
O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado hoje, 14 de abril, lançado pelos Conselhos de Psicologia de todo o Brasil, visa ampliar as discussões sobre o tema; valorizar aqueles que estão engajados neste movimento; dar força e visibilidade às iniciativas já existentes; promover reflexão e conscientização sobre os direitos de pessoas historicamente excluídas do processo educacional; e impulsionar as mudanças necessárias para que as instituições de ensino sejam o gérmen daquilo que esperamos observar na sociedade como um todo.
Acreditamos que este é um dia muito importante para todos os educadores. Por enquanto, é preciso falar sobre Educação Inclusiva, mas temos a expectativa de que não demore a chegar o dia em que Educação e Educação Inclusiva signifiquem a mesma coisa. Afinal de contas, se ela é um direito de todos, por que precisamos especificar com uma palavra a mais?
Vanessa Alves e Rianne Zabaleta